A full-scale operational digital twin for a water resource recovery facility—A case study of Eindhoven Water Resource Recovery Facility
Daneshgar, S., Polesel, F., Borzooei, S., Sørensen, H.R., Peeters, R., Weijers, S., Nopens, I. Torfs, E., (2024). A full-scale operational digital twin for a water resource recovery facility—A case study of Eindhoven Water Resource Recovery Facility. Water Environment Research 96(3), e11016. (link)
Título
A full-scale operational digital twin for a water resource recovery facility—A case study of Eindhoven Water Resource Recovery Facility
(Um gêmeo digital operacional em grande escala para uma instalação de recuperação de recursos hídricos — Um estudo de caso da Instalação de Recuperação de Recursos Hídricos de Eindhoven)
Resumo
TRADUÇÃO LIVRE
A transformação digital para o setor hídrico ganhou impulso nos últimos anos, e muitos modeladores de instalações de recuperação de recursos hídricos já começaram a transição do desenvolvimento de modelos tradicionais para aplicações de gêmeos digitais (DT). DTs simulam a operação de estações de tratamento em tempo quase real e fornecem uma ferramenta poderosa para operadores e engenheiros de processo para análise de cenários em tempo real e mitigação de calamidades, otimização de processos online, manutenção preditiva, controle baseado em modelos e assim por diante. Até o momento, apenas alguns exemplos maduros de implementações de DT em larga escala podem ser encontrados na literatura, que abordam apenas alguns dos principais requisitos de um DT. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um DT operacional em larga escala para a instalação de recuperação de recursos hídricos de Eindhoven, na Holanda, que inclui um pipeline de dados totalmente automatizado combinado com um modelo de processo mecanicista detalhado de planta completa e uma interface de usuário co-criada com os operadores da planta. O pipeline de pré-processamento automatizado de dados fornece acesso contínuo a dados validados, um gerador de influentes fornece previsões dinâmicas de dados de composição de influentes e permite previsões de 48 horas no futuro, e um modelo compartimental avançado dos biorreatores de aeração e anóxicos garante alto poder preditivo. O DT executa simulações quase em tempo real a cada 2 horas. A visualização e a interação com o DT são facilitadas pela tecnologia TwinPlant baseada em nuvem, que foi desenvolvida em estreita interação com os operadores da planta. Um conjunto de manipuladores predefinidos é disponibilizado, permitindo que os usuários simulem cenários hipotéticos, como falhas de processo e equipamento e alterações nas configurações do controlador. A combinação do pipeline de dados avançado e do desenvolvimento do modelo de processo usado no DT de Eindhoven e o envolvimento ativo dos operadores/engenheiros de processo/gerentes no processo de desenvolvimento tornam o gêmeo um recurso valioso para a tomada de decisões com confiabilidade de longo prazo.
Artigo publicado na biblioteca online Wiley Online Library, na revista Water Environment Research.