Primary filtration of municipal wastewater with sludge fermentation – Impacts on biological nutrient removal
Ossiansson, E., Bengtsson, S., Persson, F., Cimbritz, M., Gustavsson, D.J.I. (2023). Primary filtration of municipal wastewater with sludge fermentation – Impacts on biological nutrient removal. Science of the Total Environment 902, 166483. (link)
Título
Primary filtration of municipal wastewater with sludge fermentation – Impacts on biological nutrient removal
(Filtração primária de águas residuais municipais com fermentação de lodo – Impactos na remoção biológica de nutrientes)
Resumo
TRADUÇÃO LIVRE
A filtragem primária é um processo compacto de pré-tratamento para águas residuais municipais, que pode levar à alta remoção de sólidos suspensos totais (TSS) se o polímero for adicionado antes da filtragem. A remoção extensiva de carbono com filtro de correia rotativa (RBF) pode ser combinada com a fermentação primária do lodo do filtro em temperatura ambiente, a fim de produzir ácidos graxos voláteis (VFAs) como fonte de carbono para remoção biológica de nutrientes (BNR). Este processo foi implementado em larga escala piloto e operado por mais de um ano. Os resultados mostraram que o RBF removeu eficientemente partículas >10 μm, e que a remoção de TSS teve uma forte correlação linear com a concentração de TSS influente. A fermentação do lodo em temperatura ambiente e cinco dias de tempo de retenção e a adição do fermentado às águas residuais podem quase dobrar a concentração de VFA nas águas residuais adicionando 31 ± 9 mg VFA-COD/L. Enquanto isso, um aumento de 2 mg/L de nitrogênio de amônio e 0,7 mg/L de fósforo fosfato seria adicionado às águas residuais com o fermentado. Adicionar o lodo fermentado ao fluxo de águas residuais e remover as partículas com RBF torna possível utilizar quase todos os VFAs produzidos para BNR, e a viabilidade dessa configuração foi mostrada em escala piloto. De acordo com simulações de BNR subsequentes, o pré-tratamento levaria a menores concentrações de nitrogênio total no efluente. Alternativamente, o volume de BNR necessário poderia ser reduzido em 11–18%. A produção total estimada de biogás foi semelhante para o pré-tratamento com decantador primário e RBF com fermentação. RBF sem fermentação deu o balanço energético mais favorável, mas não atingiu o mesmo valor baixo de efluente para nitrogênio total que RBF com fermentação.
Artigo publicado no jornal Science of The Total Environment, o site Science Direct.